Ao Vivo
 
 
Siga ao vivo

22 Anos da RCR

Rede Católica de Rádio
22 Anos Fortalecendo a Igreja no Brasil

Completamos 22 anos de Rede Católica de Rádio no Brasil, uma caminhada bela que se solidificou em muitas horas de transmissão e de programação. Durante este período fizemos de certa forma uma escola de partilha do fazer rádio.  

Fundada em 1994, a RCR é uma associação de emissoras vinculadas a organismos da Igreja Católica e emissoras leigas de inspiração cristã, que prestam serviços às comunidades, paróquias e dioceses em suas regiões. Motivado pelo espírito de comunhão e partilha a RCR visa contribuir para a educação, cultura e cidadania, sempre agindo com lealdade aos ensinamentos evangélicos.

A história da Radiodifusão Católica no Brasil, desde a criação da UNDA/BR, no dia 28 de abril de 1976, e hoje a Singis Brasil que completa  6 anos em 2016, tem sido uma constante busca de dialogo para encontrar saídas coerentes para  a comunicação da Igreja no Brasil e viver juntos um ideal e uma missão: organizar-se para encontrar apoio recíproco  seja na programação, auto sustentação, seja nas questões de gestão,  questões técnicas e agora a migração do AM para o FM.

O contexto mudou, mas os desafios continuam os mesmos. Hoje buscamos respostas para essas mesmas questões: evangelizar de maneira comprometida com a transformação da realidade e manter um relacionamento com a por meio de serviços que sejam “a voz dos anseios da comunidade, numa dimensão transformadora e profética". Em temos de tecnologia a RCR se faz presente por meio de aplicativos para celulares e tablets e disseminando conteúdos pertinentes via internet.

A Igreja entrou no Rádio por uma razão, abrir espaço para a evangelização, percebendo que o Rádio é acessível, fácil, ao alcance de todos e principalmente, está em todos os cantos do Brasil, próximo das pessoas. É um veículo de massa, e com ele quisemos difundir a mensagem cristã. Durante a história do rádio na Igreja, talvez o pensamento inicial tenha sido de “prolongamento do púlpito”. Já na época, preocupada com a ocupação do espectro pelas denominações religiosas, que marcavam presença mais insistente no rádio, as instancias eclesiais especialmente a CNBB insistiram com as dioceses e congregações para reinventar a comunicação católica no Brasil pelo rádio.

Atualmente a RCR é formada por sete bases geradoras regionais parceiras em produção de conteúdo e relacionamento com diversas emissoras em todo o Brasil, colocando em comum o ideal evangelizador. As redes parceiras são: Rede Milícia Sat, Rede Aparecida de Comunicação, RedeSul de Rádio, Rede Evangelizar, Rede Scalabriniana, Rede Pai Eterno e Rede Canção Nova. Os conteúdos são distribuídos para mais de mil emissoras  com pequenos programas  e gera transmissão em cadeia para cerca de 430 rádios em todo o território nacional, na sua linha editorial a RCR, privilegia a fidelidade e os valores do Evangelho, respeito à vida e a dignidade humana.

Por meio de uma linguagem local, para cada público, a RCR disponibiliza pelo satélite para ir além do local, com a missão de fazer e comunicar a Igreja no Brasil. A RCR cria a diversidade de dons e a comunhão pela comunicação do rádio, por uma pauta conjunta onde à informação ética seja nossa bandeira.

Caminhos foram realizados pelos fundadores e sucessores, hoje novos desafios se impõem, a comunicação cada dia é mais complexa e o público exigente, novas respostas e avanços para os próximos 20 anos serão concretizados. A RCR vai continuar na interminável tarefa de evangelizar, comprometendo-se com a proposta de Jesus. Os próximos 20 anos a RCR será fértil e inovadora com a certeza de que cenário Radiofônico irá se transformar, porém a RCR estará presente por meio da comunhão evangelizadora a mensagem da nossa Igreja e sua missão.

Vídeo institucional, clique aqui.

Perfil da Diretoria, clique aqui.