A Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP) realizou na quinta-feira, dia 1º, em São Paulo, um evento para mostrar o Mosaico, sistema desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ele automatiza o processo sobre as solicitações de inclusão de canais e licenciamento de estações de radiodifusão.

 

O evento teve a presença de mais de cem radiodifusores, que participaram de palestras com especialistas da área.

 

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da AESP, Paulo Machado de Carvalho Neto, e também contou com a presença de representantes SET/ABERT. A ferramenta foi apresentada pelos especialistas da Anatel, Yroá Robledo Ferreira e Thiago Aguiar, e pelo diretor da ABERT, André Cintra. 

 

O Mosaico também foi apresentado no seminário do SET Nordeste, em Fortaleza (CE), no dia 18 de maio. ABERT e Anatel estarão novamente unidas também na apresentação que será feita aos radiodifusores no SET Sul, em Curitiba (PR), nos dias 6 e 7 de junho.

 

A ferramenta de informática, aplicada à engenharia de Radiodifusão, destrava o processamento das autorizações técnicas e licenciamento das estações de radiodifusão. “Como toda nova ferramenta aplicada, algumas alterações ou adaptações serão necessárias para o aprimoramento”, destacou o líder do Comitê Técnico da AESP, engenheiro Eduardo Cappia.

 

“Agradecimentos a todos os presentes, ao apoio SET, ABERT e em especial à nossa AESP presidida por Paulo Machado de Carvalho Neto, que tem ampliado o trabalho da Associação, em recentes eventos como o Road Show e encontro com Ministério”, disse Cappia.

 

Em abril, a AERP e a SERT/PR, em parceria com a Anatel, realizaram um evento cujo objetivo era esclarecer as dúvidas de técnicos e radiodifusores sobre o novo sistema que está em fase de implantação pela agência. A expectativa é de que o Mosaico represente um ganho de mais de 95% no tempo de resposta da Anatel para os pedidos e processos das emissoras.

 

 

RCR/Tudo Rádio