O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC) emitiu uma nota esta semana, a fim de repudiar os furtos de cabos de transmissores de rádios de Blumenau, no interior de SC. As emissoras 90 FM Lite Hits FM 90.5 e a Guararema FM 103.5 perderam os fios de cobre dos transmissores e antena. Outras duas rádios (Menina FM 97.5 e CBN FM 95.9) também estão situadas no Morro Araranguá e não tiveram equipamentos levados.

 

Os furtos ocorreram no dia 22/02/2017. Para tirar os fios de cobre, os criminosos furtaram os relógios que medem a energia do transmissor e os cabos do equipamento da Guararema FM. Com isso, a emissora ficou fora do ar por algumas horas. O prejuízo foi avaliado em aproximadamente R$ 10 mil.

 

Já a 90 FM teve prejuízo maior. O transmissor da emissora ficou destruído na retirada dos fios de cobre da área interna do equipamento, após arrombamento da porta do depósito. Mesmo sem ficar fora do ar, a emissora estima que o prejuízo esteja em torno de R$ 70 mil. Apesar do problema, a emissora se manteve no ar porque seu transmissor titular fica em outro local.

 

Segundo informações, o local onde ficam os equipamentos é de difícil acesso e moradores da região disseram não terem visto movimentação anormal. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

 

Leia abaixo a nota na íntegra:
 

 

NOTA DE REPÚDIO

 

O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina – SERT/SC repudia com veemência os atos de vandalismos ocorridos nesse último final de semana nos transmissores das emissoras afiliadas 90FM, CBN FM, MENINA FM e GUARAREMA FM, na cidade de Blumenau.

 

Os equipamentos das referidas rádios estão instalados no alto do morro da rua Araranguá, junto à antiga EMBRATEL. Atualmente o local está sendo vigiado por guarda armada. O SERT/SC pede que as autoridades locais apurem os fatos e apliquem as devidas punições.

 

Representamos juridicamente 213 emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina, e temos como missão lutar pelos direitos e interesses dos radiodifusores, bem como, apoiar as causas que se fizerem necessárias. 

 

 

Carlos Alberto Ross

Presidente do SERT/SC

 

 

RCR/Tudo Rádio