A Noruega iniciou nesta terça-feira, dia 11, o desligamento de todas as transmissões feitas por meio de Frequência Modulada no país. As emissoras passam a utilizar apenas tecnologia digital.
 

A decisão não é novidade, pois foi aprovada pelo parlamento norueguês em 2011. Apesar de a medida ser um passo rumo à modernização das tecnologias de transmissão de áudio, uma boa parte da população não aprovou a mudança. De acordo com uma pesquisa de uma mídia local, 66% das pessoas são contra o desligamento.
 

Um dos maiores problemas é que cerca de 2 milhões de carros ainda não terão suporte para captar o sinal digital, chamado DAB (Digital Audio Broadcasting) sem uma troca ou adaptação de seus dispositivos.
 

O projeto implantado afirma que é um gasto supérfluo manter um sistema de FM e um digital funcionando paralelamente em um país de apenas 5 milhões de habitantes.


A decisão faz com que todas as estações deixem de transmitir em FM a partir da semana que vem e passem a usar o DAB até o fim deste ano.
 


RCR/AESP/tecmundo