A Kantar IBOPE Media lança o estudo “Retrospectiva & Perspectivas 2016” onde faz várias análises, e dentre elas, estuda o quantidade de compra de espaço publicitário nas principais mídias do país. Segundo a pesquisa, o meio Rádio conta com 3,8% do investimento publicitário.

 

Ao todo, são mais de 63 mil anunciantes que investiram nos meios e veículos presentes na cobertura da Kantar IBOPE Media em 2016. Desses, mais de 30 mil são novos anunciantes, eles colocaram R$ 5,2 bilhões em propaganda, o que representa 4% do bolo publicitário total.

 

No ranking geral, entre os três maiores anunciantes multisetoriais estão Unilever Brasil, Hypermarcas e Procter&Gamble - este último saltou da 11ª posição no ranking de 2015 para a 6ª em 2016, e aumentou significativamente seus investimentos no segmento de higiene doméstica. Outro anunciante que se destacou no período foi a General Motors, que aumentou seus investimentos em mídia em 36%.

 

O desempenho do mercado publicitário acompanhou a variação da economia em 2016. Ainda assim, o mercado de mídia respondeu positivamente a partir do 2º semestre, crescendo 14% em relação ao 1º semestre - o mesmo ocorreu em 2015. 

 

A compra de espaço publicitário no Brasil movimentou R$ 129,9 bilhões em 2016.

 

 


RCR/ Tudo Rádio