Estudo da Nielsen no mercado norte-americano indica que os jovens passam a consumir mais Rádio quando entram para o mercado de trabalho. O levantamento foi realizado com jovens que, em 2011, tinham entre 12 e 17 e que, em 2017, estão com idades entre 18 e 24 anos. 

 

Segundo o estudo publicado pelo site ZYDigital, os gráficos de audiência x faixa etária mostram que, em geral, os mais jovens escutam menos rádio que os mais velhos. Em uma primeira análise, isto poderia significar que os jovens que consomem menos rádio hoje se tornarão adultos, igualmente, consumindo menos rádio. Por esta lógica, a audiência do rádio tenderia a cair ao longo do tempo.

 

Porém um estudo da Nielsen (no mercado americano) fez uma outra abordagem e chegou a conclusões diferentes. O estudo comparou a audiência dos jovens de 12-17 anos do ano de 2011 com a audiência daquele que seria o “mesmo” grupo em 2017, os jovens de 18-24 anos.

 

A comparação aponta que, ao invés de diminuir ao longo do tempo, a audiência do rádio havia aumentado com o aumento da idade. Ao mesmo tempo, se constatou uma forte correlação deste aumento com a entrada destes jovens no mercado de trabalho.

 

Outro estudo da Nielsen, registra que o consumo de rádio segue em alta entre o público de 18 a 34 anos, conhecido como “millennials”. O alcance do FM e do AM chega a 93% neste grupo, sendo o maior dentre todas as mídias. Além disso, há também um crescimento no consumo de rádio on-line.

 

 


RCR/Tudo Rádio