Para finalizar ainda em 2017 a primeira etapa da migração do rádio AM para o FM, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) fará mutirões de assinaturas com radiodifusores em três estados nas próximas semanas.

 

No dia 8 de maio, o ministro Gilberto Kassab vai a Porto Alegre (RS); no dia 31 de maio, em Goiânia (GO); e em 5 de junho, irá a Curitiba (PR). Em breve, as datas e locais dos mutirões seguintes serão divulgados pelo MCTIC.



O mutirão esteve em Santa Catarina em fevereiro, quando 15 emissoras assinaram o termo aditivo de adaptação das outorgas, que autoriza a mudança de faixa. Em março, a caravana do MCTIC foi a Belo Horizonte (MG), onde 47 emissoras assinaram o documento para operar no FM.

 

Das 1781 rádios AM de todo o país, quase 1500 solicitaram a migração do AM para o FM. Nesta primeira etapa, cerca de 960 delas poderão operar na faixa atual de FM, de 88 a 108 MHz.



As demais emissoras de rádio terão que esperar a conclusão do processo de digitalização da TV, para que a faixa seja estendida de 76 até 108MHz, liberando espaço para todas as rádios.

 

 

RCR/ABERT