Mais de 20 empresários de rádio e TV de países das três Américas tomaram parte em encontro do Conselho Diretor da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) entre os dias 14 e 15, em Brasília. O Brasil foi escolhido como sede do encontro semestral e a ABERT, parceira institucional da AIR, organizou e participou das delegações de radiodifusores e especialistas do setor.

 

Ao longo da reunião foi aprovado o lançamento de uma campanha mundial para promover a ativação do chip FM em telefones celulares. Especialistas do setor de radiodifusão, como o engenheiro Mario Maniewicz, indicado para o cargo de diretor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT), apresentaram as experiências de diversas nações com os novos dispositivos para a recepção de conteúdo de rádio e televisão.

 

As violações à liberdade de expressão, bem como o contexto de violência e criminalização contra jornalistas e meios de comunicação também foram discutidos no evento. A reunião também teve a adoção de resoluções sobre a questão no Peru, Venezuela, Nicarágua e México.

 

O Conselho Diretor da AIR aprovou também uma declaração contra a proliferação de notícias falsas e de conteúdo enganoso, que são disseminados, na maioria das vezes, por meio de redes sociais e plataformas digitais. A reunião foi conduzida pelo presidente da AIR, José Luis Saca e contou com a presença do diretor geral Juan Andrés Lerena, além do presidente da ABERT e do Comitê Jurídico da AIR, Paulo Tonet Camargo, do vice-presidente da AIR, Flávio Lara Resende, e do membro do Conselho Diretor da AIR, Roberto Franco.

 

Grupo Executivo da AIR e presidente Temer - O presidente Michel Temer recebeu o grupo executivo da AIR para um almoço. Na reunião, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, foram abordados assuntos como a importância do respeito à liberdade de expressão e o desenvolvimento de novas tecnologias para rádio e televisão, como a implantação da TV digital no Brasil.

 

Estiveram no encontro o presidente da AIR, José Luis Saca, o vice, Emilio Nassar, o vice-presidente e Tesoureiro, Gustavo Guzman Stone, além do diretor geral, Juan Andrés Lerena, do vice-presidente Secretário, Flavio Lara Resende, do presidente da ABERT e do Comitê Legal da AIR, Paulo Tonet Camargo, e do membro do Conselho da AIR, Roberto Franco.

 

 

 

RCR/TudoRádio