A comitiva do Ministério da Integração Nacional vistoriou, neste fim de semana, os Eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, trechos que passam pelos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. 

O ministro Helder Barbalho afirmou que as águas que vão abastecer a população no semiárido brasileiro já estarão em reservatórios no primeiro trimestre de 2017.  A conclusão das obras físicas nos dois eixos do empreendimento - Norte e Leste - está prevista para dezembro deste ano. “É uma obra estratégica e fundamental para que possamos garantir água para os brasileiros desta região”, afirmou Helder Barbalho. 

De acordo com o ministro, o ritmo de trabalho será intensificado ainda mais nos próximos meses.  "Determinamos às construtoras que ampliem ao máximo a capacidade de execução das obras para que cumpramos o prazo dado pelo presidente Michel Temer", frisou o ministro. Helder Barbalho lembrou que, na média, essa ampliação de produtividade será de 42%. "Dessa forma, a água poderá contribuir com o abastecimento dos reservatórios de Orós e também do Castanhão, com repercussão imediata nas áreas com maior densidade populacional do estado do Ceará", explicou.

O Projeto São Francisco vai garantir o abastecimento constante de água a uma população de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, que possuem períodos cíclicos de estiagem.