Teve início ontem (24), a 24ª edição do Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão em Canela (RS), e segue até o dia  26, no Centro de Eventos do Hotel Continental.

Esta é uma boa oportunidade para discutir o setor e participar de palestras de especialistas e profissionais do rádio e da TV sobre assuntos como comunicação, tecnologia, gestão e legislação.

Segundo Roberto Cervo Melão, presidente da Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (AGERT), organizadora do encontro, a expectativa é grande. “Organizamos este congresso com muito carinho e pensamos em cada palestrante com cuidado para trazer as melhores experiências aos participantes. Pelo número desta edição, dá para ver o quanto gostamos de organizar este encontro e o quão engrandecedora é a troca de experiências em cada congresso”, diz. 

O presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo e o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, participaram da solenidade de abertura. O ciclo de palestras começou hoje, às 9h. Em paralelo acontecerá a feira de equipamentos. A ABERT estará no estande número 7, apresentando o MobiAbert, aplicativo integrador de rádios.

A programação prevê palestras com Marcelo Pacheco (Grupo RBS), Domingos Secco Junior (Alright Media) e Giovanna Dalla Corte (Head of Media Consultoria). O diretor de Rádio da ABERT, André Cintra, falará sobre o panorama da migração de rádio AM para FM e o fim do sinal analógico de TV. O jornalista do SBT, Roberto Cabrini, falará sobre jornalismo investigativo e a apresentadora da RBS, Cristina Ranzolin, mediará um bate papo com as mulheres do congresso no Chá das Mulheres. Para finalizar o ciclo de atividades será realizada uma oficina de excelência em tecnologia.

O jornalista da TV Globo, Alexandre Garcia, mediará a palestra Brasil, passado e futuro. Já Diego Casagrande, da Band RS, estará na palestra O Brasil de amanhã: liberdade econômica, desenvolvimento social e o fim da impunidade.

O diretor de Assuntos Legais da ABERT, Cristiano Flores, participa do painel jurídico-regulatório com a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Jugurtha, e o superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vitor Elisio.

No último dia do congresso será escolhida a nova diretoria da AGERT.