A partir deste ano, uma nova especialização é oferecida por meio da Pós-Graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens. A iniciativa tem parceria com a Universidade Salesiana de São Paulo.

 

A formação no acompanhamento de jovens tem sido destaque do trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB nos últimos anos, desde a Jornada Mundial da Juventude no RJ, em 2013.

 

“Queremos com esse curso formar uma rede de acompanhantes de adolescentes e jovens nos 18 regionais da CNBB. Assim a Pastoral Juvenil poderá se fortalecer no atendimento dos adolescentes e jovens. Esses adultos capacitados poderão preparar todos agentes de pastorais que trabalham em nossas dioceses do Brasil”, comenta o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado. “O foco principal da formação está nas disciplinas da área da Teologia e Psicologia. Ao mesmo tempo os alunos passam por laboratórios e estudo de casos relacionados aos adolescentes e jovens”, explica.

 

Os encontros desta modalidade formativa acontecem sempre nos primeiros 15 dias de janeiro, em São Paulo (SP). Neste ano, a primeira turma conta com 23 alunos, entre padres, religiosas e religiosos, seminaristas e leigos vindos de todo o País.

 

A Comissão para a Juventude informa que serão abertas novas turmas todos os anos. No site www.jovensconectados.org.br será possível acompanhar informações para matrículas.
 


RCR/CNBB