Está disponível o subsídio para celebração do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS). O material é oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB a todos os profissionais de mídia, agentes da Pastoral da Comunicação e a quem se interessar.

 

O livreto apresenta a Mensagem do Papa Francisco para este 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é “A verdade vos tornará livres – fake news e jornalismo de paz”. São propostas também chaves de leitura, uma celebração da Comunicação e sugestões para divulgação. A produção foi feita em parceria com a agência de comunicação Hesed.

 

As chaves de leitura para a mensagem são conduzidas pelo arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Darci José Nicioli. Com o título “Instrumentos da verdade”, a reflexão aborda a comunicação para a comunhão; a responsabilidade, missão e grandeza do profissional da comunicação; comunicação e manipulação; a busca da verdade e a rejeição da mentira; o estar fechado ao diálogo; a educação para a comunicação; a tentação do poder, ter e prazer; compromisso de fé e comunicação libertadora em Jesus Cristo.

 

Outro aprofundamento é o texto “Em tempos de Fake News, é preciso saber se informar”, do jornalista e doutor em Ciências da Comunicação Moisés Sbardelotto. O especialista dá indicações a partir de três saberes: saber escolher, saber ler e saber escrever.

 

O roteiro para celebração sugere como data para o Dia Mundial das Comunicações Sociais o dia 13 de maio, festa da Ascensão do Senhor.

 

Clique e faça download do documento sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Clique e faça download do cartaz para o Dia Mundial das Comunicações.

 

 

RCR/RCR-PR